27 de Julho - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 27/07/2020

    No dia 27 de julho, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data foi escolhida porque, neste dia, no ano de 1972, o ministro do Trabalho, Júlio Barata, publicou as portarias 3.236 e 3.237 e regularizou o artigo 164 da CLT. Com essas medidas, ficou determinado que todas as empresas com mais de 100 funcionários tivessem um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). 

    Implantado há 48 anos, o SESMT uniu engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho e auxiliares de enfermagem. A atuação conjunta desses profissionais ajudou a reduzir o número de acidentes de trabalho, 

    O SESMT foi o primeiro grande passo em direção à prevenção dos acidentes de trabalho. O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários e continua buscando novas formas de proteger os trabalhadores. As normas regulamentadoras são constantemente renovadas e muitos profissionais de saúde e segurança estão sendo formados. 

    Nesta data em que comemoramos 48 anos do SESMT, a APES em seu 45 anos de existência, promove e intensifica a importância dos profissionais que compõem o SESMT na sua valorização e união visando a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. 

Diretoria APES