Maio Laranja - Campanha Nacional

 26/05/2020

Maio Laranja - Campanha Nacional

No mês conhecido como "Maio Laranja", o dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar todos os cidadãos a agirem em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes. 

No dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina capixaba de apenas nove anos foi sequestrada, espancada, estuprada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido nos fundos do Hospital Infantil de Vitória. O crime prescreveu e os agressores não foram punidos. Esse lamentável episódio causou grande comoção, que resultou no movimento em defesa dos direitos da criança e adolescentes, e, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Federal nº 9.970/2000 que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.

Em caso de suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a população deve denunciar anonimamente através do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou através do 180.

Diretoria APES